Cuiabá (MT), 26 de janeiro de 2020

Notícias

13/12/2019 10:22

Mobilização do Dia Mundial da Limpeza ganhou Prêmio Lixo Zero Brasil na categoria Conscientização

Idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e co-realizado pela ROUTE Brasil, o Prêmio Lixo Zero tem por objetivo promover e disseminar os melhores projetos brasileiros que representam o empoderamento das atitudes sustentáveis em prol do planeta. Pelo segundo ano consecutivo a mobilização do Dia Mundial da Limpeza recebeu esse importante reconhecimento.

World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza teve início em 2008 na Estônia com a ONG Let´s do It! e de lá para cá 180 países participam da mobilização. Em 2018 reuniu 363 cidades no Brasil, 100 mil voluntários e 2 mil toneladas de lixo retirados de praias, rios, parques, ruas, estradas, terrenos. É o único movimento do mundo que realiza limpezas em qualquer lugar do planeta, promovendo com a ação um alerta contra a cegueira do lixo.

Em 2019, no dia 21 de setembro, foram 1200 cidades mobilizadas no Brasil, mais de 320 mil voluntários e mais de 5 mil toneladas de resíduos retiradas do meio ambiente.

A mobilização nacional ocorre pela Teoria Verde e Limpa Brasil, porém, os grandes realizadores são os líderes espalhados por todo o país, em cada cidade, chamando a atenção para os impactos do ser humano no planeta com o descarte incorreto dos resíduos. O grito de guerra "Lixo no chão, NÃO" presente nas ações de limpezas do grupo, esse ano foi mais alto e ainda está ecoando.

Para Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, "A mobilização do Dia Mundial da Limpeza foi muito importante para ajudar a propagar o conceito Lixo Zero no país, pois a partir das limpezas voluntárias, chama-se a atenção das pessoas para a necessidade de reflexão".

O diretor do projeto Humano Novo, Gilberto Teixeira, é um dos líderes do Dia Mundial da Limpeza no Rio de Janeiro, recebeu o prêmio em nome de todos os líderes brasileiros e comentou "Ficamos muito satisfeitos, pois percebemos que já somos uma legião de pessoas trabalhando na questão do lixo no Brasil e o movimento só tende a crescer".

"É muito gratificante unir pessoas com os mesmos objetivos, conectar as cidades e ajudar a fazer essa data acontecer no Brasil. O Prêmio Lixo Zero nos dá mais motivação para que dia 19 de setembro de 2020, consigamos envolver mais pessoas nesse movimento de educação ambiental na prática", finaliza Jean Peliciari, diretor da Teoria Verde e coordenador de mobilização nacional do Dia Mundial da Limpeza.

 

 

 

 

Titulo fixo

Institucional

Contato

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo